Condições de garantia

 

 

Os compressores originais têm 2 anos de garantia (DL 67/2003 de 8 de Abril, alterado pelo DL84/2008 de 21 de Maio), à exceção dos compressores para viaturas de uso profissional que têm 6 meses de garantia (artigo 921º do Código Civil). Segundo o Decreto – Lei n.º 383/89, de 6 de Novembro a RPL CLIMA poderá reparar ou substituir a peça defeituosa.

Os compressores RPL QUALITY têm 1 ano de garantia, à exceção dos compressores para viaturas de uso profissional que têm 6 meses de garantia

A garantia de um compressor defeituoso só pode ser reconhecida se juntamente for fornecida a documentação que prove que foi feita a limpeza do sistema antes da montagem do mesmo, visto que a maior parte dos defeitos detectados nos compressores é proveniente da não limpeza dos resíduos existentes no circuito de A/C.

PROCEDIMENTO ACONSELHADO PARA A SUBSTITUIÇÃO DE COMPRESSORES:

  1. Recuperar o gás refrigerante existente no circuito, não permitindo que o mesmo saia para a atmosfera.
  2. Limpar todo o circuito com um líquido de limpeza próprio para o efeito. Se existirem resíduos (limalhas), não reutilizar o gás recuperado do circuito.
  3. Substituir sempre o filtro desidratador (acumulador), assim como a válvula de expansão, ou tubo de expansão, se for o caso.
  4. Segundo as nossas instruções, dever-se-á retirar sempre o óleo existente dentro do compressor (óleo de transporte) e repor o nível recomendado pelo fabricante.
  5. Repor a quantidade de óleo necessária por cada elemento do circuito de ar condicionado que seja limpo ou substituído: 50cc para o condensador; 50cc para o evaporador; 10cc por cada metro de tubo; 40cc pelo filtro desidratante. Se não for reposto o óleo após a limpeza do circuito ou substituição da peça, o compressor fica sem óleo e gripa.
  6. Antes de montar o compressor rodar a poli da embraiagem pelo menos 10 vezes, para o óleo poder chegar a todas as partes do interior do compressor e assim lubrificá-lo.
  7. Verificar o alinhamento da correia (muito importante).
  8. Voltar a carregar o circuito com o gás refrigerante, com a quantidade correta.

O não cumprimento de algum destes passos levará a RPL CLIMA a anular automaticamente a garantia, mesmo estando dentro dos prazos.